Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - quinta-feira, 18 de abril de 2024

Um edifício do Brasil, que frequentou todas as mentes, pode vir abaixo no Rio, e sepultar nossa já pouca história

Terça 29/09/20 - 13h21

Um histórico e icônico edifício do Rio, conhecido especialmente a partir de 1936, e que foi o mais alto da América do Sul, corre o risco de desaparecer.
CÉLEBRE
É o célebre edifício do jornal A Noite, na zona portuária do Rio, e que deste 1936 abrigou em 4 andares a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, também usada para propaganda da ditadura de Getúlio Vargas.
ESQUADRILHA
Era tão mais alto que quando a esquadrilha brasileira que lutou na Itália retornou ao Rio, após o fim da Segunda Guerra, seu comandante deu ordens expressas para que nenhuma aeronave usada nos combates na Itália descesse além da altura do edifício, na cerimônia de chegada.
AUTORIZOU
Hoje, o Ministério da Economia autorizou a venda do edifício, construído na década de 1920.
SEQUER
Como a Rádio Nacional era o que foi depois a Rede Globo, o Brasil inteiro tinha na imaginação aquele edifício que muitos sequer viram em fotografia.
LÍNGUAS
Por seus corredores e elevadores circularam os maiores nomes da vida brasileira, reis e rainhas do Rádio, rádio que também transmitia em 4 línguas, para o mundo inteiro.
DÍVIDAS
O prédio passou a ser propriedade da União em 1940, devido a dívidas de sua proprietária, a Companhia Estrada de Ferro São Paulo-Rio Grande.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais