Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 21 - sábado, 31 de outubro de 2020

(E veio a chuva, longamente aguardada. Às 20h, já convertida em vendaval, a luz foi embora, em muita parte. Choveu 45mm na 98FM e 25mm na Rádio Jovem Pan FM e na Rádio S. Francisco de Assis)

Sexta 16/10/20 - 19h19

A chuva, depois de 2 dias de forte calor, era esperada e novamente marcada para este sábado, em M. Claros, depois que falhou na primeira espera, no último fim de semana.
DECIDIU
Antes das 18h, nuvens cinzentas sobre a serraria dos montes claros, a oeste, insinuavam que a chuva decidiu não esperar, e entrava na cidade.
CALMA
A esta altura, já havia noticias de relâmpagos e ventos na região do Pentáurea, com chuva calma.
VENTOS
Por volta das 19h, os ventos passaram a ficar mais fortes e, quinze minutos depois, os raios se intensificaram. Passou a chover efetivamente; forte em muitos lugares, iluminados por raios.
CORTINA
Chuva que prossegue após as 19h55, praticamente em toda a área urbana e nas vizinhanças. Os ventos diminuíram, sem cessar, mas raios e trovões, abafados e longínquos, prosseguem, fortes alguns.
20 HORAS
Às 20h, chuva, raios e ventos ainda volteavam sobre a cidade, dispersando o vendaval. Parte mais central, exatamente a que envolve a Santa Casa, ficou às escuras, por falta de energia, que foi restabelecida às 20h10m. O apagão se repetiu, em seguida, mas rapidamente.
CALMARIA
Aparente calmaria às 20h30, com a chuva e seu acompanhamento avançando para a área rural.
APAGAR
Em momentos de tempestade, como há pouco, a população aprendeu a desligar - da tomada - os equipamentos elétricos, para evitar que se queimem.
45MM
Ao final da chuva, na sua fase urbana, o pluviômetro instalado nos estúdios da Rádio 98FM, na Vila do Rádio, Alto dos Morrinhos, registrava 45mm de chuva.
CENTRO
No centro de Montes Claros a chuva foi de 25mm, registro verificado no estúdio da Rádio Jovem Pan 93,5 FM e no estúdio da Rádio São Francisco de Assis, os dois localizados na Rua Coronel Antônio dos Anjos, a 4 quarteirões da Praça Doutor Carlos.
OUVINTES
Ouvintes de Capitão Eneas, Francisco Sá e Coração de Jesus relatam que por lá não havia chovido até as 21h.