Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 29 de março de 2024

Veja como o jornal O Tempo, de BH, publica a demissão sumária do presidente da MCtrans, acusado de assédio sexual

Sexta 05/02/21 - 9h40

Jornal O Tempo, de BH:

"Presidente de empresa de trânsito de Montes Claros é suspeito de assédio sexual
As denúncias dão conta que era uma prática constante do presidente da MCTRANS assediar sexualmente servidoras públicas, secretarias e assessoras- Natália Oliveira -O presidente da Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transportes de Montes Claros (MCTRANS) foi exonerado do cargo, nesta quinta-feira (4), após ser alvo de denúncias de assédios moral e sexual e supostas práticas de improbidade administrativa. O suspeito já tinha pedido para deixar o cargo.
As denúncias contra o homem foram feitas no Centro de Referência em Direitos Humanos Norte (CDRH) nas últimas semanas. As denúncias foram feitas por pessoas que preferiram manter o anonimato. "De acordo com os denunciantes, seria uma prática cotidiana do presidente da empresa assediar sexualmente e importunar sexualmente servidoras públicas da MCTRANS, assim como mulheres contratadas por ele para serem suas assessoras ou secretárias. Nesse sentido, teriam ocorrido também retaliações às servidoras da MCTRANS que não corresponderam às investidas do gestor e se afastaram do mesmo", informou o órgão.
Ainda segundo o CDRH, os denunciantes apresentaram provas como áudios e prints de conversas por aplicativo que comprovam os assédios. As provas foram repassadas a gestão da prefeitura de Montes Claros. Além da exoneração, um procedimento administrativo foi aberto para investigar o caso. A Polícia Civil informou que também investiga o homem por assédio sexual.
Improbidade administrativa
Além dos assédios, o suspeito também foi denunciado ao CDRH por "viagens à praia durante o horário de trabalho, uso de viaturas para fins particulares, aplicação de sanções administrativas a servidores públicos da MCTRANS sem o devido processo administrativo, entre outras. A conduta de maior gravidade teria sido cometida pelo presidente da empresa pública, ao determinar a seus subordinados a exclusão de um auto de infração de trânsito em nome de um Secretário Municipal do sistema de processamento de infrações da empresa", informou.
O CRDH pediu que quem tiver outras denúncias entre em contato pelo telefone (38) 99725-3924 (Whatsapp) ou pelo email [email protected].
Posição
Em nota, a prefeitura informou que o suspeito pediu exoneração do cargo e que serão tomdas todas as medidas cabíveis para a apuração dos fatos. Leia na íntegra:
"O ex-presidente da MCTrans, José Wilson Guimarães, pediu, nesta quarta-feira, 3, sua exoneração para melhor se defender das acusações de que é objeto. Vale destacar que o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, promulgou, no dia 18 de dezembro de 2018, o Decreto Municipal 3.790, instituindo, no âmbito do poder executivo municipal, uma política institucional de enfrentamento ao assédio sexual, o que até então nunca havia existido em Montes Claros.
A Procuradoria-Geral do Município de Montes Claros, assim que recebeu a denúncia da Cáritas, fez o encaminhamento da mesma para o Ministério Público Estadual, a Controladoria-Geral do Município e a Assessoria Jurídica da MCTrans, para apuração dos fatos e adoção das medidas cabíveis."
A reportagem não conseguiu contato com o homem."

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais