Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 25 - sexta-feira, 19 de abril de 2024

Dobrar a vacinação, nesta semana: “Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas”. Brasília vacina a partir de 69 anos

Domingo 21/03/21 - 16h46



Divulgação da Agência Brasil, empresa pública do governo federal:

Saúde autoriza liberação de estoque de vacinas para primeira dose

Ideia é que, com decisão, maior número de pessoas sejam vacinadas


O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou a utilização imediata de todas as vacinas contra a covid-19 que foram entregues aos estados e municípios. Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde foi pela manutenção de estoques para aplicação da segunda dose dos imunizantes, mas, diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, a medida foi tomada para ampliar o número de vacinados em todo o país.

A recomendação também vale para as 5 milhões de doses que serão entregues neste final de semana pelos dois órgãos. Segundo a pasta, a liberação das doses que seriam mantidas em estoque estava em estudo há duas semanas e foi implementada após o aceleramento da produção nas duas instituições brasileiras com a chegada de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado.

“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas” disse o ministro.

***


O Distrito Federal começa a vacinar amanhã (22) idosos com 69, 70 e 71 anos contra a covid-19. De acordo com a secretaria de Saúde, a partir das 13h, o grupo pode procurar os 47 pontos de vacinação que estarão disponíveis pela cidade. Do total de postos, 14 operam na modalidade drive-thru, na qual não é necessário sair do carro para ser atendido.

A ampliação da vacinação do grupo prioritário foi decidida ontem (20) pelo comitê local de vacinação, após a chegada de um novo lote de vacinas. A estimativa é imunizar 42,9 mil pessoas nesta nova etapa. Não será necessário fazer agendamento prévio para receber o imunizante.

Segundo a secretaria de Saúde, ainda nesta semana, serão vacinados profissionais de saúde da rede privada. Neste caso, a partir de quinta-feira (25), será necessário fazer o agendamento pelo site. A aplicação das doses começará na sexta-feira (26).

Terão prioridade para receber o imunizante médicos, médicos veterinários, biomédicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, fonoaudiólogos, odontólogos e assistentes sociais.

Compartilhe
Siga-nos nas redes sociais