Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - segunda-feira, 8 de março de 2021

Outra cidade do Triângulo fala em transferir doentes da Covid-19 para M. Claros, por falta de cilindros de oxigênio. Araraquara e Chapecó declaram emergência

Domingo 14/02/21 - 18h29

Monte Carmelo, cidade próxima de Coromandel, que já enviou doentes da Covid-19 para M. Claros (1 morreu aqui), está sem cilindros de oxigênio vazios para atender seus doentes.
TRANSFERIR
O prefeito disse que vai transferir pacientes da cidade por falta de leitos, e citou M. Claros e Pirapora, além de BH.
ESTÁ
M. Carmelo tem 48 mil habitantes e está a 559 km de Montes Claros, na região do Triângulo.
VAZIOS
- Precisamos de cilindros de oxigênio vazios. Estamos com problema no fornecimento do equipamento. Gastamos 54 cilindros por dia, o consumo é além da capacidade. Se você tiver cilindro vazio, por favor, nos empreste para fornecer oxigênio para as pessoas que estão internadas - disse o prefeito.
DEZ
O atual consumo é 10 vezes maior que o normal na cidade e a falta de vasilhames impede a abertura de novos leitos na cidade.
DECLARAM
Araraquara, em S. Paulo, e Chapecó, em Santa Catarina, entraram em regime de emergência e colapso nos serviços de saúde devido ao agravamento dos casos nas duas cidades.
RECOMENDAM
Os serviços médicos de todo o mundo seguem repetindo, exaustivamente: lave as mãos, mantenha o distanciamento social e use máscaras. São os recursos disponíveis, junto com a vacina.
TRANSFERIDOS
Divinópolis recebeu 11 pacientes de Coromandel e de Monte Carmelo.6 foram transferidos de Coromandel e 5de Monte Carmelo.
M. CLAROS
A rede municipal de saúde de Coromandel está em situação crítica. Desde o início de fevereiro foram pelo menos 34 transferências. Além de Divinópolis, pacientes foram levados também para Formiga, Patrocínio, Araxá, Araguari e Montes Claros.