Receba as notícias do montesclaros.com pelo WhatsApp
montesclaros.com - Ano 22 - segunda-feira, 8 de março de 2021

Boa notícia: artigo de professor da Johns Hopkins, publicado nos EUA, traz esperanças de que a pandemia efetivamente comece a desaparecer em abril. Até lá, máximo cuidado

Domingo 21/02/21 - 6h16

Professor na Escola de Medicina e aa Escola de Saúde Pública da Universidade Johns Hopkins, Marty Makary, também médico cirurgião, tem notícias otimistas sobre a pandemia mundial.

O médico escreveu artigo no Wall Street Journal, publicado nesta semana, que diz, entre outras coisas:

- A exemplo de Manaus, a imunidade natural adquirida após contrair a doença pode sim levar à diminuição dos casos e acabar com a propagação do coronavírus.

- A imunidade do rebanho foi bem documentada na cidade brasileira de Manaus, onde pesquisadores do Lancet relataram que a prevalência de infecção anterior por Covid-19 era de 76%, resultando em uma redução significativa da infecção.

- Os médicos estão observando uma nova cepa que ameaça escapar da imunidade anterior. Mas os países onde surgiram novas variantes, como Reino Unido, África do Sul e Brasil, também estão observando quedas significativas nos novos casos diários.

- Minha previsão de que a Covid-19 praticamente desaparecerá em abril baseia-se em dados de laboratório, dados matemáticos, literatura publicada e conversas com especialistas.

- Mas também se baseia na observação direta de como os testes têm sido difíceis de obter, especialmente para os pobres.

- Sobre os casos nos EUA: O comportamento não melhorou repentinamente durante as férias. Os americanos viajaram mais no Natal do que desde março. As vacinas também não explicam a queda acentuada em janeiro. As taxas de vacinação eram baixas e levam semanas para fazer efeito", diz Makarky no artigo.

- À medida que incentivamos todos a tomar a vacina, também precisamos reabrir escolas e a sociedade para limitar os danos de fechamentos e isolamento prolongado. O planejamento de contingência para uma economia aberta até abril pode trazer esperança para aqueles que estão em desespero e para aqueles que fizeram grandes sacrifícios pessoais.